EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9371
Tipo: Artigo de Evento
Título: HIDRÓLISE DA QUERATINA DO PELO DE CACHORRO EMPREGANDO EXTRATO DE MAMÃO VERDE
Autor(es): TOMA, Anny Izumi
LIMA, Douglas Fabiano Costa de
GONÇALVES, José Eduardo
ANDREAZZI, Marcia Aparecida
Resumo: O aumento no número de animais de estimação resultou em aumento das atividades dos pet shops. Dentre as atividades oferecidas por essas empresas, a tosa se sobressai, contudo, essa prática, apesar de beneficiar os animais resulta na geração dos pelos, com potencial poluente. Para reduzir o impacto ambiental desses resíduos, uma forma de destinação é o seu uso como biofertilizante, porém, em função da estrutura da queratina, a principal proteína deste resíduo, verifica-se a necessidade de hidrólise para se obter resultados satisfatórios quanto ao seu uso. Desta forma, o objetivo deste estudo foi estabelecer as condições de hidrólise de pelos de cachorros com a otimização de reagentes e o uso de extrato de mamão in natura ou papaína comercial, visando à obtenção de queratina hidrolisada. O experimento foi conduzido no Laboratório Interdisciplinar de Análise Biológicas e Químicas, da Unicesumar. As amostras de pelos liso, eriçado e enrolado, nas cores branco, marrom e preto, foram lavadas em água corrente, secadas, pesadas (1 grama) e transferidas para erlenmeyers identificados e, em seguida, foi adicionado água destilada e diferentes quantidades de sulfito de sódio, ureia e o extrato de mamão verde (Cariaca papaya). Os erlenmeyers foram colocados em incubadora shaker (200 RPM) a 60ºC e foram retirados após os tempos de 8 h, 16 h e 24 horas. Após, o material hidrolisado foi filtrado e seco. Observou-se a hidrólise dos pelos, independente do tipo e da coloração, empregando-se 30 g/L de extrato de mamão verde, 9,5 g/L de sulfito de sódio e 94 g/L de ureia após 24 horas de hidrólise. Conclui-se que resíduos queratinosos, como os pelos de cachorro, de diferentes tipos e colorações, podem ser hidrolisados empregando-se extrato de mamão verde, sendo uma técnica viável, limpa e que pode contribuir com a eficiência do uso deste resíduo como bioferilizante em diferentes culturas.
Palavras-chave: Animais de estimação
Gestão de resíduos queratinosos
Queratina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9371
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anny Izumi Toma.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)609.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.