Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9302
Tipo: | Artigo |
Título: | Gamificação no ensino de disciplinas da engenharia de produção: uma revisão sistemática de literatura. |
Autor(es): | FEICHAS, Felipe Augusto |
Primeiro Orientador: | PEDROZA, Samuel Sales |
Resumo: | Com o avanço da gamificação como uma nova estratégia de ensino em face aos métodos tradicionais, instituições de ensino superior de diferentes áreas estão começando a inovar a forma de ensinar. Utilizando de meios como, ensino eletrônico e e-learning, é possível empregar os elementos de jogos e criar um ambiente gamificado com o objetivo de aumentar a motivação e engajamento dos alunos melhorando a qualidade do processo de ensinoaprendizagem. Esta revisão sistemática da literatura tem como finalidade discutir a eficácia da gamificação no processo de aprendizagem e os benefícios que são obtidos pelos alunos de Engenharia de Produção, bem como, os elementos de jogos mais aplicados e a forma que a gamificação está sendo aplicada em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem. Utilizando os repositórios IEEE, Science e Scopus, foi realizada a abordagem revisão sistemática da literatura de artigos acadêmicas disponíveis nos repositórios e que correspondiam aos filtros pré-determinados. É importante destacar que embora a maioria das publicações selecionadas tenham obtido resultados positivos na aplicação da gamificação como estratégia de ensino-aprendizagem, principalmente na motivação dos estudantes, foi possível identificar que nem todos os alunos se mantêm motivados durante um longo período, e os elementos de jogos podem até atrapalhar a aprendizagem, caso sejam utilizados em excesso ou sem um planejamento de como serem abordados. |
Abstract: | With the advancement of gamification as a new teaching strategy in the face of traditional methods, higher education institutions from different areas are starting to innovate the way of teaching. Using means such as electronic teaching and e-learning, it is possible to use game elements and create a gamified environment with the objective of increasing student motivation and engagement, improving the quality of the teaching-learning process. This systematic literature review aims to discuss the effectiveness of gamification in the learning process and the benefits that are obtained by Production Engineering students, as well as the most applied game elements and the way gamification is being applied in the classroom. class in the teachinglearning process. Using the IEEE, Science and Scopus repositories, a systematic review of the literature of academic articles available in the repositories that matched the predetermined filters was carried out. It is important to highlight that although most of the selected publications have obtained positive results in the application of gamification as a teaching-learning strategy, especially in student motivation, it was possible to identify that not all students remain motivated for a long period of time, and game elements can even get in the way of learning if they are used in excess or without planning how to approach them. |
Palavras-chave: | Engenharia de produção Gamificação. Ensino Revisão sistemática da literatura. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | FEICHAS, Felipe Augusto. Gamificação no ensino de disciplinas da engenharia de produção: uma revisão sistemática de literatura. 24f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar Maringá, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9302 |
Data do documento: | 31-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Felipe Augusto Feichas.pdf | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia de Produção, sob a orientação do Prof. Esp. Samuel Sales Pedroza | 709.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.