Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
Autor(es): | NUNES, Meire Lóde PEREIRA, Jacqueline Nunes SILVA, Graziella Batista |
Resumo: | O presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto. |
Palavras-chave: | Dança Arte na escola Pedagogia histórica Crítica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
meire_aparecida_lode_nunes.pdf | 30.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.