EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, Meire Lóde-
dc.creatorPEREIRA, Jacqueline Nunes-
dc.creatorSILVA, Graziella Batista-
dc.date.accessioned2021-01-26T16:23:45Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2021-01-26T16:23:45Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.issn9788561091002pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectArte na escolapt_BR
dc.subjectPedagogia históricapt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.titleA DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
meire_aparecida_lode_nunes.pdf30.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.