Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3745
Tipo: | Artigo |
Título: | (IN)SUCESSO ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO: HISTORICIDADE E ALTERNATIVAS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Autor(es): | SIQUEIRA, Ana Paula da Silva LIMA, Maria do Carmo Gonçalves da Silva |
Abstract: | O trabalho apresenta uma análise crítica da história da concepção do fracasso escolar e da medicalização. A pesquisa histórica revela que as ideias atualmente em vigor sobre a concepção do fracasso escolar é resultado do processo histórico de desenvolvimento da sociedade no molde capitalista de produção, sendo que, esta concepção, está intrinsicamente relacionada ao processo de medicalização da educação. A partir da análise crítica baseada na Psicologia Histórico-cultural pode-se concluir que a medicalização não contribui para o processo educacional, e que, a alternativa recai sobre um processo adequado e sistematizado da educação, pois é por meio desta que se torna possível o desenvolvimento humano. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Educação Psicologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3745 |
Data do documento: | 29-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula da Silva Siqueira.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019) | 143.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.