EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3745
Tipo: Artigo
Título: (IN)SUCESSO ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO: HISTORICIDADE E ALTERNATIVAS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor(es): SIQUEIRA, Ana Paula da Silva
LIMA, Maria do Carmo Gonçalves da Silva
Abstract: O trabalho apresenta uma análise crítica da história da concepção do fracasso escolar e da medicalização. A pesquisa histórica revela que as ideias atualmente em vigor sobre a concepção do fracasso escolar é resultado do processo histórico de desenvolvimento da sociedade no molde capitalista de produção, sendo que, esta concepção, está intrinsicamente relacionada ao processo de medicalização da educação. A partir da análise crítica baseada na Psicologia Histórico-cultural pode-se concluir que a medicalização não contribui para o processo educacional, e que, a alternativa recai sobre um processo adequado e sistematizado da educação, pois é por meio desta que se torna possível o desenvolvimento humano.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3745
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula da Silva Siqueira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)143.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.