Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3745| Tipo: | Artigo |
| Título: | (IN)SUCESSO ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO: HISTORICIDADE E ALTERNATIVAS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
| Autor(es): | SIQUEIRA, Ana Paula da Silva LIMA, Maria do Carmo Gonçalves da Silva |
| Abstract: | O trabalho apresenta uma análise crítica da história da concepção do fracasso escolar e da medicalização. A pesquisa histórica revela que as ideias atualmente em vigor sobre a concepção do fracasso escolar é resultado do processo histórico de desenvolvimento da sociedade no molde capitalista de produção, sendo que, esta concepção, está intrinsicamente relacionada ao processo de medicalização da educação. A partir da análise crítica baseada na Psicologia Histórico-cultural pode-se concluir que a medicalização não contribui para o processo educacional, e que, a alternativa recai sobre um processo adequado e sistematizado da educação, pois é por meio desta que se torna possível o desenvolvimento humano. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Educação Psicologia |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3745 |
| Data do documento: | 29-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ana Paula da Silva Siqueira.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019) | 143.8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

