01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
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Tipo: Dissertação
Título: A construção do conhecimento nas comunidades de investigação de Matthew Lipman
Autor(es): LEVORATO, Thalita Beatriz
Primeiro Orientador: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
Abstract: O tema central deste estudo são as Comunidades de Investigação do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman para a construção do conhecimento a partir das Comunidades de Investigação. Os temas que envolveram as discussões deste estudo foram tratados por meio de uma revisão analítica das bibliografias que contemplaram os assuntos envolvidos. A relevância do tema está no pioneirismo de Lipman e sua confiança nas possibilidades cognitivas das crianças. Além disso, trata-se de uma proposta que foi aceita e aderida por uma quantidade significativa de estudiosos cujas produções demonstram a variedade pedagógica de Lipman. O programa, também conhecido como Educação para o Pensar, é referência central no que diz respeito a uma Filosofia para crianças que Lipman criou enquanto reação ao que considerava ser ensino tradicional. Ele compreendeu que esse modelo de formação não valorizava a capacidade reflexiva e crítica dos alunos, motivo de elaborar uma proposta respaldada na tradição filosófica. Para tanto, o criador da proposta formulou um currículo diferenciado e interdisciplinar, elaborou o material didático do programa, as chamadas Novelas Filosóficas e, ainda, criou uma metodologia para aplicação, as Comunidades de Investigação. A proposta desse autor objetiva o desenvolvimento das habilidades do raciocínio. Para isso, temas filosóficos são apresentados nas novelas e discutidos nas Comunidades de Investigação por meio da investigação filosófica. É por meio do diálogo investigativo que as habilidades do raciocínio são desenvolvidas e a construção de conhecimento se torna possível.
Palavras-chave: Conhecimento
Educação
Filosofia para Crianças
Interdisciplinar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1109
Data do documento: 12-Mar-2018
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