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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | LEVORATO, Thalita Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T18:47:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-02T18:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1109 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Cláudia Herrero Martins Menegassi. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema central deste estudo são as Comunidades de Investigação do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman para a construção do conhecimento a partir das Comunidades de Investigação. Os temas que envolveram as discussões deste estudo foram tratados por meio de uma revisão analítica das bibliografias que contemplaram os assuntos envolvidos. A relevância do tema está no pioneirismo de Lipman e sua confiança nas possibilidades cognitivas das crianças. Além disso, trata-se de uma proposta que foi aceita e aderida por uma quantidade significativa de estudiosos cujas produções demonstram a variedade pedagógica de Lipman. O programa, também conhecido como Educação para o Pensar, é referência central no que diz respeito a uma Filosofia para crianças que Lipman criou enquanto reação ao que considerava ser ensino tradicional. Ele compreendeu que esse modelo de formação não valorizava a capacidade reflexiva e crítica dos alunos, motivo de elaborar uma proposta respaldada na tradição filosófica. Para tanto, o criador da proposta formulou um currículo diferenciado e interdisciplinar, elaborou o material didático do programa, as chamadas Novelas Filosóficas e, ainda, criou uma metodologia para aplicação, as Comunidades de Investigação. A proposta desse autor objetiva o desenvolvimento das habilidades do raciocínio. Para isso, temas filosóficos são apresentados nas novelas e discutidos nas Comunidades de Investigação por meio da investigação filosófica. É por meio do diálogo investigativo que as habilidades do raciocínio são desenvolvidas e a construção de conhecimento se torna possível. | pt_BR |
dc.language | por | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE CESUMAR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia para Crianças | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinar | pt_BR |
dc.title | A construção do conhecimento nas comunidades de investigação de Matthew Lipman | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BORDIN, Reginaldo Aliçandro | - |
dc.contributor.advisor-co1 | MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins | - |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.initials | UNICESUMAR | - |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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THALITA BEATRIZ LEVORATO TAMURA.pdf | Dissertação | 695.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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