CAMPUS CURITIBA 1. TCC NUTRIÇÃO
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Tipo: Artigo
Título: Como vender nutrição no século XXI? Uma revisão sistemática
Autor(es): LIMA, Daiane Michele de
LEITE, Maryana Hellen Marques Santana
Primeiro Orientador: SANTOS, Ana Paula Garcia Fernandes dos
metadata.dc.contributor.referee1: CARNEIRO, Milena Gabrieli Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: SANTANA, Virginia
Resumo: As redes sociais digitais possuem um papel significativo no dia a dia dos indivíduos, dado seu amplo alcance na sociedade. A influência destas plataformas se dá de diferentes formatos, inclusive afetando as formas de consumo na atualidade, podendo interferir também no consumo alimentar daqueles que utilizam as redes. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa foi correlacionar a influência das redes sociais no comportamento alimentar dos indivíduos no século XXI. Metodologia: realizou-se uma revisão sistemática da literatura com base na metodologia PRISMA. Foram utilizadas as bases de dados eletrônicas do Portal Regional da BVS Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana em Ciência da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PubMed) e Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os Descritores em Ciências da Saúde (DECS) utilizados foram: comportamento alimentar, rede social e nutrição com os operadores boleanos “E” e “AND”. Os critérios de inclusão englobaram artigos originais, disponíveis na íntegra, publicados nos últimos cinco anos e que tiveram relação com a temática do estudo. Resultados: a identificação dos artigos foi realizada de março a abril de 2022 e resultou em 12 estudos que corresponderam aos critérios de seleção. A maioria dos estudos foi realizado com mulheres e adolescentes, sendo a grande parte do tipo qualitativo. Ademais, os estudos encontrados foram agrupados em três tópicos para uma melhor compreensão, sendo o primeiro relacionado aos digitais influencers; em seguida, os seguidores e, no último, a relação entre os dois tópicos anteriores. Conclusão: torna-se perceptível que as mídias sociais digitais exercem um papel importante na formação dos padrões corporais, logo, podem afetar o comportamento alimentar dos indivíduos expostos. Entretanto, sugere-se que novos estudos sejam realizados por causa da demanda diante do atual cenário tecnológico com metodologias robustas.
Abstract: The digital social networks play a significant role in individuals’ daily life, given their wide ranch in society. The influence of these platforms takes place in different formats, including affecting the forms of consumption today and may even interfere with the food consumption of those who use the networks. Thus, the objective of the present research was to correlate the influence of social networks on the eating behavior of individuals in the 21st century. Methodology: A systematic review was carried out base on the PRISMA methodology. Electronic databases from the VHL Regional Portal Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American Literature in Health Science (LILACS), National Library of Medicine (PubMed) and Periodical of Coordination for Improvement Higher Education Personnel (CAPES) were used. The Health Sciences Descriptors (DECS) used were: eating behavior, social networks and nutrition with the Boolean operators “E” and “AND”. The inclusion criteria encompassed original articles available in full, published in the last five years and related to the theme of study. Results: The identification of articles was carried out from March to April 2022 and resulted in 12 studies that met selection criteria. Most studies were carried out with women and adolescents, most of them being qualitative. Otherwise, the studies found were grouped into three topics for a better understanding, the first with studies related to digital influencers, then the followers and in the last the relationship between the two previous topics. Conclusion: it becomes noticeable that digital social media play an important role in the formation of body standarts, so it could affect the eating behavior of exposed individuals. However, it is suggested that new studies to be carried out because of the demand in the face of current technological scenario with robust methodologies.
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Rede social
Nutrição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: LIMA, Daiane Michele de; LEITE, Maryana Hellen Marques Santana. Como vender nutrição no século XXI? Uma revisão sistemática. Nutrição. Curitiba: Unicesumar, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10155
Data do documento: 10-Jan-2023
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