EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9636
Tipo: Artigo de Evento
Título: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA MEDICINA DIAGNÓSTICA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autor(es): NASCIMENTO, Gleiviane Matos do
FREITAS, Janaína Aparecida de
Resumo: A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente nas rotinas diárias das pessoas. As pesquisas e investimentos acerca da aplicação de IA na área da saúde, em particular a medicina, se encontram em crescimento. O desenvolvimento dos programas de IA, para uso diagnóstico, prognóstico e para tomada de decisões terapêuticas, são projetados para auxiliar o médico através da manipulação de dados, gerando conhecimento de forma mais ágil. É sugerido que os computadores podem aprendem a diagnosticar um paciente por meio diferentes sistemas, tais como redes neurais artificiais, sistemas especialistas difusos, computação evolutiva e sistemas inteligentes híbridos. Essa pesquisa tem por objetivo sistematizar o conhecimento sobre a implementação e capacidade de precisão da IA nos processos médicos para o diagnóstico de doenças. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir das bases de dados eletrônicas: PubMed, MEDLINE, LILACS e SciELO, que incluiu artigos publicados entre o período de 2019 a 2021. Após a aplicação do fluxograma de seleção, 59 estudos foram identificados como válidos para leitura integral. Essa pesquisa se encontra em fase inicial, portanto, a síntese do conhecimento não pode ser apresentada. Através do método de pesquisa, esperamos encontrar informações claras sobre a implementação e capacidade de precisão diagnóstica dos sistemas de inteligência artificial.
Palavras-chave: Aprendizado de máquina
Diagnóstico clínico
Diagnóstico por computador
Tecnologia médica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9636
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gleiviane Matos do Nascimento.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)500.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.