EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9635
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DA DENSIDADE DE CULTIVO SOBRE O RENDIMENTO E TEOR DE PROTEÍNA BRUTA NO FILÉ DE ALEVINOS DE TILÁPIA-DO NILO: EFEITO DA DENSIDADE NO CULTIVO DE TILÁ
Autor(es): REFUNDINI, Gislaine Aparecida Garcia
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
GARCIA, Renan Moura
BRACCINI, Graciela de Lucca
BRUNO, LALA
CASETA, Jaísa
Resumo: No Brasil, a tilapicultura desempenha papel importante na economia. Dentre os diversos fatores que podem afetar a produção de tilápias destaca a densidade de cultivo. A alta densidade já vem sendo estudada por alguns pesquisadores, entretanto não se sabe se baixas densidades podem afetar de alguma forma o desempenho dos animais. Para testar tal hipótese, foi realizado um ensaio submetendo alevinos de tilápias ao cultivo com duas densidades distintas (Baixa densidade (BD): 1,5 L peixe-1 e Alta densidade (AD): 3 L peixe-1), consumindo dietas isoproteicas e isoenergéticas, por 60 dias. Os valores de proteína total e rendimento de filé foram comparados usando o teste t de Student a 5% de significância. Os animais AD apresentaram maior peso vivo (p<0,0001), rendimento de filé com pele (p=0,001), de filé sem pele (p<0,0001), maior rendimento de carcaça sem vísceras; sem vísceras e cabeça; e totalmente limpa (p<0,0001), e maior peso de cabeça (p<0,0001) comparado aos animais do grupo BD. Não houve diferença para PB% (p=0,467), porcentagem de vísceras (p=0,786) e pele (p=0,081). Durante o período experimental os animais cultivados em baixa densidade apresentaram dificuldade em formar hierarquia social, acarretando redução do consumo diário. Essa redução de consumo foi refletida nas demais medidas avaliadas. Este estudo evidencia que além de uma densidade máxima, como já evidenciado na literatura, uma densidade mínima deve ser respeitada para que a hierarquia social seja formada e o desempenho dos animais seja satisfatório.
Palavras-chave: Tilapicultura
Produção animal
Oreochromis niloticus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9635
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislaine Aparecida Garcia Refundini.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)763.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.