EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9631
Tipo: Artigo de Evento
Título: A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA OBSTETRA NO PARTO HUMANIZADO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): POLACI, Carolina Cassimiro
PERARO, Giovanna Silva
CAPELLAZZO, Renata
Resumo: O parto humanizado é um conjunto de ações, que visa minimizar o máximo de intervenções médicas e o uso de fármacos, proporcionando à parturiente autonomia e liberdade corporal na fase ativa do trabalho de parto, tornando-o menos agressivo e mais fisiológico. Entretanto é um processo que exige um alto desempenho da gestante, ocasionando desconfortos e alterações musculoesqueléticas, fazendo-se indispensável o acompanhamento de um profissional capacitado, para prevenção dessas possíveis disfunções que sucedem a lesões na musculatura. Diante disso, destaca-se a atuação do fisioterapeuta como um profissional qualificado para auxiliar durante esse processo, através de suas abordagens e técnicas não invasivas. O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão na literatura científica sobre a relevância da inclusão do fisioterapeuta e suas intervenções em mulheres gestantes no parto humanizado. Porém, o conhecimento científico dessa temática encontra-se escasso, justificando-se a pesquisa. Desse modo, as buscas foram realizadas no período de 2010 até 2021 e retiradas das bases de dados PEDro, SciELO e Google Acadêmico. Ao final do estudo foi possível comprovar a eficácia da fisioterapia obstetra na assistência às parturientes, atuando em todas as fases, através de seus recursos terapêuticos não farmacológicos, tornando-o mais humanizado.
Palavras-chave: Fisioterapia pélvica
Gestação
Parto
Saúde da mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9631
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Cassimiro Polaci.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)540.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.