EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9624
Tipo: Artigo de Evento
Título: UTILIZAÇÃO DE MICRORGANISMOS EFICIENTES NA AGRICULTURA
Autor(es): AVILA, Giovani Mansani de Araujo
GABARDO, Gislaine
CLOCK, Djalma Cesar
LIMA JUNIOR, Osmair Silva de
Resumo: O interesse no emprego de microrganismos em práticas agrícolas aumentou significativamente nos últimos anos, tanto na promoção de crescimento vegetal como no controle biológico de pragas e doenças de plantas entre outras aplicações. O uso de microrganismos eficientes (Effective Microorganisms, EM) na agricultura tem por objetivo acelerar a decomposição natural de matéria orgânica e promover o equilíbrio da flora microbiana contribuindo para o desenvolvimento das plantas. O presente trabalho de revisão de literatura, teve como objetivo abordar informações sobre o uso de metodologias de isolamento e multiplicação de EM, para obter de forma simples e sistêmica, a sua produção dentro da própria propriedade agrícola, contribuindo para o controle racional e sustentável de pragas e doenças aos agricultores. Além de abordar perspectivas futuras desta ferramenta biotecnológica e contribuir com a difusão de conhecimento sobre a utilização de EM, colaborando para a sustentabilidade de sistemas agrícolas. Os EM são potenciais substitutos de produtos químicos, podendo favorecer desta maneira a preservação do ambiente. Os EM são coletados a partir de solos férteis de matas por meio de metodologias simples e baratas, consistindo em uma ferramenta com potencial para ser utilizados tanto por agricultores familiares quanto em pequena e larga escala. A utilização de EM é uma técnica acessível e de baixo custo, além de ser fácil o preparo na propriedade.
Palavras-chave: Armazenamento
Isolamento
Multiplicação
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9624
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovani Mansani de Araujo Avila.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)518.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.