EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9622
Tipo: Artigo de Evento
Título: A (I)LEGALIDADE DO CADASTRO POSITIVO DE BONS PAGADORES: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI COMPLEMENTAR Nº 166 DE 8 DE ABRIL DE 2019 E DO DIREITO À PRIVACIDADE
Autor(es): MONTESCHIO, Giovana Zanetti
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar o cadastro positivo de bons pagadores, trazendo os aspectos gerais dos bancos de dados e cadastros dos consumidores, que são regularizados pelo art. 43 do Código de Defesa do Consumidor. Importante salientar que os bancos de dados são o conjunto de dados relativo à pessoa natural ou jurídica, armazenados com a finalidade de subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. Analisa-se também algumas particularidades do cadastro positivo, previstas na Lei nº 12.414/2011, que sofreu algumas alterações pela Lei complementar nº 166/2019, como o que é o cadastro, direitos e obrigações dos gestores desse cadastro, sua finalidade, seu impacto na economia, dentre outros. Com a citada Lei foi criado esse mecanismo oficial de dados financeiros, o cadastro positivo, com a finalidade de se gerar um histórico de crédito, diferenciando os bons pagadores dos maus pagadores. E, por fim, delineados tais pressupostos, abordamos sobre possíveis violações ao direito à privacidade do consumidor, se é ilegal ou não a forma como esse mecanismo foi implantando no ordenamento jurídico. No que concerne à metodologia utilizada para essa produção, a pesquisa bibliográfica foi essencial para um melhor entendimento dos conceitos abordados e a pesquisa jurisprudencial também foi fundamental para estudo do resultado esperado, que é em relação a ilegalidade ou não do cadastro positivo de bons pagadores.
Palavras-chave: Banco de dados
Lei nº 12.414/2011
Direito fundamental
Crédito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9622
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovana Zanetti Monteschio.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)689.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.