EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9621
Tipo: Artigo de Evento
Título: DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autor(es): MAJOR, Giovana Vieira
ALVES, Ana Maria
POLUHA, Rodrigo Lorenzi
BARILI, Emerson
UCHIMURA, Joana Yumi Teruya
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal realizar uma revisão sistemática das diferentes metodologias utilizadas para o conhecimento da anatomia radicular dos pré-molares superiores. As bases de dados eletrônicas utilizadas para sua realização da revisão foram: BVS (Medline, Lilacs, BBO), Cochrane Library e Scopus, restringindo-se ao período retroativo de 10 anos, 2010 a 2020. Os termos descritivos para estratégia de busca nas bases de dados, bem como os termos mesh e entry terms relacionados foram os seguintes; (maxillary premolar OR maxilar first premolar OR maxilar second premolar AND root canal morphology OR Root anatomy OR root canal system configuration). Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: artigos de pesquisas de caráter epidemiológico que utilizaram diversos métodos de identificação tanto in vivo quanto ex vivo. Considerados como critérios de exclusão: artigos de pesquisas anteriores ao ano 2010, pesquisas realizadas em dentes pré-molares inferiores e que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa. O número de raízes do primeiro pré-superior é em sua maioria diferente do segundo pré superior, pois em um é encontrado maior percentual de duas raízes e no outro de uma raiz respectivamente. O número de canais radiculares do primeiro e segundo pré-molares também se apresentaram diferentemente, no entanto, acompanhando sua anatomia radicular, maior ocorrência de dois canais para primeiro pré e menor ocorrência para segundo. Na classificação de Vertucci o primeiro pré-molar demonstrou maior ocorrência para o tipo IV enquanto o segundo para o I. O método de diagnóstico mais utilizado foi o de Tomografia Computadorizada Cone Beam.
Palavras-chave: Anatomia
Classificação
Maxilar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9621
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovana Vieira Major.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)498.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.