EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9606
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPARATIVO DA TERAPIA MEDICAMENTOSA PARA A CESSAÇÃO TABÁGICA MUNDIALMENTE: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): TAURA, Gabriela Namie
ALTOÉ, Jade Lingiardi
MORAES, Nayla Caroline Souza de
PIRES, Graziele Adrieli Rodrigues
SALCI, Maria Aparecida
CHARLO, Patrícia Bossolani
Resumo: O tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina e está entre os principais fatores de risco para as Doenças Crônicas Não transmissíveis. Para evitar agravos, instituiu-se o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), uma de suas ações envolve o tratamento para cessação tabágica através de aconselhamento terapêutico e apoio farmacológico, como a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) e Bupropiona, fornecidas pelo Sistema Único de Saúde. O propósito desse estudo é identificar como tem sido o tratamento medicamentoso para pessoas inseridas no Programa de Cessação do Tabagismo. É uma revisão integrativa de literatura de artigos selecionados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Pubmed, de 2015 a 2020, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Utilizou-se os descritores: Tabagismo (tobacco use disordes) e tratamento medicamentoso (drug therapy). A seleção foi feita por meio de uma adaptação do protocolo PRISMA, a qual resultou em 7 artigos que compõem a revisão. Os resultados mostram que as principais estratégias para cessação do tabagismo incluem aconselhamento comportamental e terapia medicamentosa. O tratamento com vareniclina, usar farmacoterapia por mais tempo, associá-la a aconselhamento comportamental e usar TRN combinada do que apenas única, aumentam as taxas de cessação tabágica. Esse tema é de grande interesse para a Saúde Pública, espera-se que esses achados possam melhorar o PNCT e instigar novas pesquisas.
Palavras-chave: Saúde pública
Tabagismo
Tratamento medicamentoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9606
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Namie Taura.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)478.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.