EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9603
Tipo: Artigo de Evento
Título: VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A CRIANÇA: O OLHAR DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR
Autor(es): SANTOS, Gabriela Luchetti dos
JORGE, Bianca Stefany Dias de
SILVA, Layser Canali Pereira da
SÁ, Jeferson de Souza
GROSSI-MILANI, Rute
Resumo: A violência intrafamiliar contra a criança pode causar diversas consequências, além disso, podem apresentar sinais de que são vítimas deste fenômeno, por meio do desempenho escolar. A presente pesquisa visa compreender quais os impactos da violência intrafamiliar no desempenho escolar da criança, sob a percepção dos educadores sociais. Para tanto, a metodologia empregada consistiu em uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, realizada em Organização não Governamental, na região noroeste do estado do Paraná, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro educadores sociais, sobre crianças matriculadas na instituição com histórico ou suspeita de sofrerem com a violência intrafamiliar. O roteiro de entrevista, enfocou os impactos no desempenho escolar, devido ao contexto de violência e vulnerabilidade vivenciado pelas crianças. As entrevistas com os educadores foram transcritas na íntegra, e posteriormente procedeu-se a análise de conteúdo, segundo Bardin. Foi possível compreender, de acordo com a percepção dos educadores sociais, que o contexto de vida da criança, permeado pela violência intrafamiliar, interfere de maneira negativa no desempenho escolar. Além disso, a criança pode apresentar sentimentos de vergonha e insegurança, que prejudicam seu aproveitamento escolar. Conclui-se que o profissional da educação tem papel decisivo ao olhar para a criança em vulnerabilidade como um todo, analisando o seu contexto de vida, para que seja possível oferecer intervenções adequadas de acordo com as especificidades da criança. Salienta-se o dever da escola em parceria com o setor da saúde de desenvolver ações que possam contribuir para a promoção da cultura da paz e prevenção da violência.
Palavras-chave: Violência infantil
Educadores
Crianças
Apoio pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9603
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Luchetti dos Santos.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)357.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.