EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9547
Tipo: Artigo de Evento
Título: A MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA NOS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS: UMA LEITURA DO FILME A GAROTA NO TREM
Autor(es): MIKA, Fabiana
LARA, Jéssica Kahuana Inglez de
ESPIN, Letícia Lupke
CAMARGO, Mikaela Silveira
PADILHA, Yara Luisa Pedro
SANTOS, Fernanda Pimentel
Resumo: A violência doméstica é um tema demasiado presente na sociedade contemporânea, com grande exposição midiática, principalmente com relação ao feminicídio. A manipulação psicológica é um mecanismo de controle, frequentemente utilizado por agressores em relacionamentos abusivos. A pesquisa objetivou caracterizar o exercício da manipulação psicológica exercida pelos agressores nos relacionamentos abusivos. O presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo, na modalidade estudo de caso, com caráter de pesquisa documental, no qual, utilizou-se como documentário o filme a garota no trem, a fim de explorar a temática dos relacionamentos abusivos. O filme explicita a manipulação psicológica do personagem Tom sobre as mulheres com quem se relacionou: Rachel, Megan e Anna. Por meio da análise do filme pode-se sugerir que a manipulação psicológica praticada pelos agressores, trata-se de mecanismos sutis, utilizados a fim de estabelecer relações de controle sobre suas vítimas. O filme permite expor a sintomatologia das mulheres que são submetidas a manipulação psicológica, demonstrando que o abuso emocional provoca vasta sintomatologia física e psicológica. Além disso, a leitura do documentário “A garota no trem”, permite expor e debater os mecanismos utilizados pelos agressores no exercício da manipulação psicológica de suas vítimas. Compreende-se que a elucidação dos mecanismos de manipulação psicológica nos relacionamentos abusivos, assim como a explicitação e ilustração dos mesmos, podem contribuir para a prevenção da violência doméstica, assim como, favorecer o tratamento psicológico de vítimas, e de agressores.
Palavras-chave: Violência psicológica
Violência indireta
Abuso psicológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9547
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Mika.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)707.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.