EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9459
Tipo: Artigo de Evento
Título: DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO EXTRATO BRUTO DA Pereskia aculeata Miller OBTIDOS POR DIFERENTES MÉTODOS DE EXTRAÇÃO
Autor(es): RAMOS, Cintia Neves
CARNEVALLI, Denise Bertin
MARDIGAN, Laura
CORRÊA, Rúbia
GONÇALVES, José Eduardo
Resumo: Nos últimos anos, houve um aumento significativo do interesse na comunidade científica em obter compostos bioativos de origem natural com alta capacidade antioxidante. A espécie Pereskia acuelata Miller, popularmente conhecida como ora-pró-nóbis (OPN), é considerada uma cactaceae e pertence ao grupo de hortaliças conhecidas como PANCs. Diversos métodos de extração são utilizados para obter compostos fenólicos do extrato bruto de plantas, tais como, fluído supercrítico e extração assistida por ultrassom que têm se destacado por atenderem aos princípios da química verde, devido à utilização de solventes de menor impacto ambiental e/ou em volumes reduzidos. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar a composição físico-química do caule, folhas, flor e frutos da OPN, bem como comparar o rendimento e a composição química do extrato bruto obtido, além de determinar o melhor método de extração aliado à menor geração de resíduos. Para tanto, serão coletadas amostras do caule, folhas frescas e frutos da planta na fazenda Unicesumar, na cidade de Maringá – Paraná. Serão realizados 3 tipos de extração do material vegetal seco: fluído supercrítico, extração por maceração e extração assistida por ultrassom. Os extratos serão caracterizados quanto a composição química por CG-EM e por CL-EM/EM. Os diferentes extratos serão analisados em relação ao potencial antioxidante pelos métodos químicos ABTS, DPPH e FRAP. Os dados coletados serão submetidos à análise exploratória multivariada, por meio da análise de componentes principais (ACP). Espera-se obter através deste estudo o melhor método de extração e as melhores condições para obtenção de extratos de OPN.
Palavras-chave: Análise cromatografia
Antioxidantes
Compostos fenólicos
PANCs
Química verde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9459
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cintia Neves Ramos.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)677.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.