EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9458
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE EXTRATO BRUTO DE Pereskia aculeata Miller EM CG/EM OBTIDO PELO MÉTODO DE EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR ULTRASSOM
Autor(es): RAMOS, Cintia Neves
CARNEVALLI, Denise Bertin
MARDIGAN, Laura
CORRÊA, Rúbia
GONÇALVES, José Eduardo
Resumo: As plantas, em geral, são compostas por caules, folhas, flores, raízes, possuindo uma grande variedade de compostos químicos em sua composição. A Pereskia acuelata Miller pertence à família das cactáceas, sendo encontrada largamente na América Central e no Brasil. Uma parte da planta contém compostos com atividades antioxidante e antiinflamatória tais como taninos, polifenóis, ácidos fenólicos, terpenos e flavonóides. O uso de compostos antioxidantes derivados de plantas, representam um avanço na manutenção do equilíbrio biológico e da indústria alimentícia. A técnica assistida por ultrassom, é um método de extração não convencional de compostos bioativos que tem se destacado e pode ser um avanço tecnológico na extração desses compostos, por apresentar baixo custo e bom rendimento, além de atender requisitos da química verde devido o controle na geração de resíduos tóxicos, baixo consumo de solvente e tempo de extração. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar os compostos bioativos extraídos das folhas de Pereskia acuelata Miller pelo método de ultrassom assistida, utilizando os solventes diclorometano e etanol. Através da caracterização química do extrato bruto por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas, foi possível realizar um estudo fitoquímico onde se observou uma mistura hidrocarbônica apolar rica em triacontano, esteróides, flavonóides e diterpeno. A partir dos resultados, pode se observar que a Pereskia acuelata Miller possui grande quantidade de compostos bioativos em sua estrutura celular, bem como o processo de extração assistida por ultrassom representa uma técnica com grande capacidade de extração de compostos bioativos.
Palavras-chave: Análise cromatografia
Compostos bioativos
Extração ultrassônica
Química Verde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9458
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cintia Neves Ramos.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)837.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.