EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9426
Tipo: Artigo de Evento
Título: SOFRIMENTO PSÍQUICO, DEPENDÊNCIA QUÍMICA E COMPORTAMENTO SUICIDA: ESTUDO QUALITATIVO
Autor(es): SILVA, Camila Stefany da
ROSSETO, Rita Daniele de Oliveira
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
Resumo: Drogas são substâncias não fabricadas pelo corpo humano que causam diversas alterações no sujeito. Assim, as substâncias caracterizadas como drogas psicoativas agem alterando o funcionamento psíquico do indivíduo. Quando essas drogas são usadas de forma abusiva, elas provocam danos não só na vida do indivíduo, mas na sociedade como um todo, de forma que se torna preciso olhar para as formas de uso e a relação do sujeito com a droga. Dentre as possíveis consequências do uso de substâncias destaca-se o comportamento suicida, visto que, a ingestão de substâncias químicas é um dos meios mais utilizados no Brasil para o ato suicida. Portanto, esta pesquisa apresenta como objetivo principal analisar a relação existente entre o uso de substâncias psicoativas com a manifestação da tentativa de suicídio. A pesquisa apresenta um caráter qualitativo exploratório e a coleta de dados será a partir de uma entrevista semiestruturada. A amostra de dados será composta por 10 indivíduos presentes na faixa etária entre 18 a 60 anos que estão em tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) do interior do Paraná. Os dados obtidos da entrevista serão explorados através de uma ótica psicanalítica. Desta forma, é esperando constatar com este estudo que o uso de álcool e drogas seja uma maneira de lidar com o sofrimento psíquico.
Palavras-chave: substância psicoativa
Suicídio
Psicanálise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9426
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Stefany da Silva.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)436.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.