EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9413
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO DA COR DE TOMATES ARMAZENADOS ORIUNDOS DE PRODUÇÃO FERTIRRIGADA
Autor(es): VILA, Vinícius Villa e
MONDANEZ, Bruna Mayara Conti
ANDREAN, André Felipe Barion
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
PINTRO, Paula Toshimi Matumoto
REZENDE, Roberto
Resumo: O tomate está entre as hortaliças mais produzidas e consumidas no mundo. É reconhecido pelos seus atributos nutricionais, bem como pelos aspectos visuais, como a coloração. A aplicação de fertilizantes via água de irrigação constitui prática importante para incrementar a produção na cultura do tomateiro. O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento de parâmetros relacionados a cor de tomates em diferentes tempos de armazenamento. Foram conduzidas 24 plantas em casa de vegetação sob sistema de irrigação por gotejamento, as fertirrigações eram realizadas com nitrato de cálcio e de potássio, quinzenalmente durante o ciclo do tomateiro. Os cachos, com os frutos de coloração vermelha intensa foram colhidos, e seis frutos de cada cacho foram acondicionados em embalagens plásticas, sendo armazenadas três embalagens para cada tempo de armazenamento (0, 4, 8 e 12 dias) em câmera BOD, à 10°C± 1°C e 90 %UR. Ao final de cada tempo de armazenamento, 4 frutos de cada embalagem foram utilizados para a obtenção da luminosidade (L*) e das coordenadas (a* e b*), foram realizadas leituras na parte oposta ao pedúnculo utilizando um colorímetro Minolta, os dados foram submetidos a análise de variância, com 5% de significância, e análise de regressão. A interação entre os valores de luminosidade em função do tempo de armazenamento, não foram significativos (p>0,05), mas com o aumento do tempo de armazenamento ocorre diminuição dos valores dos parâmetros a* e b*, devido aos frutos serem armazenados com coloração vermelha intensa, e serem influenciados pelos processos respiratórios pós-colheita.
Palavras-chave: Microirrigação
Pós-colheita
Luminosidade
Lycopersicum esculentum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9413
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinícius Villa e Vila.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)339.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.