EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9400
Tipo: Artigo de Evento
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FRENTE À CIBERCULTURA
Autor(es): TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
Resumo: A presente pesquisa objetiva identificar a estruturação e formação da identidade humana frente ao fenômeno atual conhecido popularmente como cibercultura. Como objetivos específicos pretende-se analisar as transformações tecnológicas como meio influenciador da formação do indivíduo, apontar o significado do termo cibercultura e como este tem importância para o reconhecimento das novas identidades, bem como entender como foi reconhecido o direito humano à identidade cultural. Para tanto será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, partindo da análise de tratados internacionais voltados a promoção e proteção dos direitos humanos e direitos tecnológicos. Desse modo, a relevância do presente trabalho está na comprovação de que os meios tecnológicos cada vez mais influenciam a formação da pessoa humana, onde estes permitem um maior alcance social entre diversos pontos terrestres, em um espaço tempo alterado. Assim, surge um sentimento de aceleração e fluidez nas relações humanas fazendo com que a cibercultura exista, sendo necessária a discussão da sociedade internacional a fim de criar novos mecanismos para a promoção desse direito e sua efetiva proteção. Espera-se, portanto, demonstrar a necessidade das alterações legislativas para identificar e acompanhar os avanços tecnológicos bem como as suas transformações no direito humano, verificando também como se dá esse processo construtivo da identidade.
Palavras-chave: Cibercultura
Identidade cultural
Sociedade internacional
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9400
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Yumeko de Souza Teixeira.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)484.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.