EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9075
Tipo: Artigo
Título: NÍVEL DE MATURIDADE EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA
Autor(es): BRESSAN, André Machado
BONFIM, Gabriela Massuoca
MACHADO, Rayanne Aparecida
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
BORECKI, Clinton Rodrigues
Resumo: Os dados, as informações e o conhecimento são importantes fatores de competividade em diversos tipos de organizações. Identificar, prospectar, filtrar, tratar e disseminar o conhecimento são alguns dos meios utilizados pela Inteligência Competitiva (IC), que tem como finalidade auxiliar o processo de tomada de decisão nas organizações, possibilitando o seu desenvolvimento de forma contínua em mercados competitivos. Com base nisso, surgem os modelos de maturidade em inteligência competitiva (MMIC), uma ferramenta utilizada para avaliar o nível de maturidade, as capacidades internas e externas das organizações e ajudá-las a implementar mudanças e melhorias de forma estruturada para sua evolução no processo de IC. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar o nível de maturidade em IC de uma pequena empresa na área da segurança privada em uma cidade localizada na região dos campos gerais no estado do Paraná a partir de um modelo proposto por Zuquetto e Beltrame (2012). A metodologia utilizada está amparada em uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionário para os líderes dessa pequena empresa e a análise dos dados foi realizada de acordo com a proposta do modelo escolhido. Os resultados mostraram que a pesquisa possui nível intermediário de maturidade em IC.
Palavras-chave: Inteligência competitiva
Pequenas e médias empresas
Gestão do conhecimento
Modelos de maturidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9075
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clinton Rodrigues Borecki.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)512.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.