EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9071
Tipo: Artigo
Título: NECESSIDADE HÍDRICA E COEFICIENTE DA CULTURA DO MELÃO CANTALOUPE CULTIVADO NO VERÃO-OUTONO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): ANDREAN, Andre Felipe Barion Alves
VILA, Vinícius Villa e
WENNECK, Gustavo Soares
MALDONADO, Lucas Henrique
TERASSI, Daniele de Souza
REZENDE, Roberto
Resumo: O conhecimento referente a demanda hídrica da cultura, assim como a compreensão de seu desenvolvimento vegetativo é a base para qualquer pesquisa científica agronômica. O presente trabalho teve por determinar a evapotranspiração, coeficiente da cultura em ambiente protegido nas condições edafoclimáticas da região noroeste do Paraná. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Centro Técnico de Irrigação (CTI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no município de Maringá-PR. O híbrido utilizado foi o melão Cantaloupe Torreon tutorado. A irrigação era realizada a cada dois dias via gotejamento através da evapotranspiração acumulada. A evapotranspiração de referência foi estimada pelo método de Penman-Monteith FAO, utilizando dados de uma estação meteorológica automática instalado no interior do ambiente protegido e a evapotranspiração da cultura foi mensurada pelo método indireto utilizando lisímetros de lençol freático constante. A demanda hídrica do meloeiro foi de 392,72 mm. Os valores médios determinados de coeficiente de cultura para a região foram de 0,98; 1,28 e 1,03 para os estádios inicial, intermediário e final, respectivamente, diferenciando dos valores oficiais da FAO.
Palavras-chave: Cucumis melo
Evapotranspiração
Lisímetria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9071
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andre Felipe Barion Alves Andrean.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)731.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.