EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9069
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA Curcuma longa E ASSOCIAÇÕES NA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Autor(es): WEBER, Ana Paula
MACHADO, Lucas Gheller
AMARAL, Valéria do
GARBUGIO FILHO, Valdomiro
Resumo: A pesquisa teve como objetivo constatar na literatura de forma sistematizada estudos que comprovem o efeito da Curcuma longa e associações na doença inflamatória intestinal. A metodologia adotada foi a Revisão Integrativa da Literatura, baseando-se na pergunta de pesquisa: qual o efeito da Curcuma longa e associações na doença inflamatória intestinal em pesquisas experimentais? Os dados foram coletados nas bases de pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, utilizando a combinação das palavras-chave: turmeric AND inflammatory bowel diaseases, utilizando o denominador booleano AND. Foram pesquisados artigos do ano 2000 até 2020 em todos os idiomas de periódicos nacionais e internacionais. O processo de seleção dos estudos foi realizado por meio de uma adaptação do protocolo para revisões sistemáticas PRISMA Flow Diagram, excluindo os artigos de repetição em ambas as bases, revisões de literatura, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e resumos e incluindo 22 artigos de texto completo, na língua inglesa para compor o presente estudo, caracterizados em um quadro. Os 22 artigos foram divididos em cinco grupos (G1-G5) de acordo com o ensaio utilizado e descritos comparando os resultados de cada estudo, contendo a análise de diferentes formulações e formas de administração dos extratos e frações da Curcuma longa. Desse modo, constatou-se no presente artigo que a Curcuma longa e suas frações são potencialmente promissoras para o tratamento clínico das doenças inflamatórias intestinais na medida em que possuem efeitos significativos contra os danos inflamatórios, demonstrando a relevância da pesquisa.
Palavras-chave: Curcuma longa
Inflamação
Medicamentos fitoterápicos
Terapêutica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9069
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Weber.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)634.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.