EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9062
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE UMA DOSE DE FITORREGULADOR 25 mM SOB O NÚMERO DE FLORES E FRUTOS NA CULTURA DO MORANGO EM SISTEMA SEMI HIDROPÔNICO
Autor(es): BOROMELO, Ana Paula
TACONE, Ellen Bruna
GONZAGA, Diego Eduardo Romero
SANTOS, Wanderley Dantas dos
Resumo: Elevar a produtividade e prolongar a vida útil dos frutos do morangueiro estão entre os principais objetivos dos produtores. A cultura do morango possui grande importância e a crescente competitividade no setor olerícola e o aumento da demanda pela cultura estimulou a procura dos agricultores por reguladores à base de giberelinas. Uma das funções da aplicação de fitormônios ou reguladores vegetais é promover precocidade ou atraso no florescimento e maturação dos pseudofrutos do morangueiro. Outra é obter aumentos no tamanho e na quantidade de pseudofrutos. A aplicação das giberelinas é realizada em diversas culturas, de acordo com o estágio de interesse do vegetal. Dessa forma, visando aumentar a produtividade, avaliamos os efeitos da aplicação foliar do fitorregulador Progibb 40%, em morango cultivado em sistema semi-hidropônico sobre: quantidade de flores e quantidade de pseudofrutos. Para o delineamento experimental utilizou-se blocos inteiramente casualizados. Foi realizado o plantio das mudas da variedade San Andreas e cultivadas em sistema semi-hidropônico, abastecidas via fertirrigação para o suprimento de água e nutrientes. A aplicação de fitorregulador Progibb 40% foi realizada 30 dias após o plantio das mudas, em dose de 25 Mm. A avaliação da quantidade de flores e pseudofrutos foi realizada em contagem manual, semanalmente. Os fatores temperatura e fotoperíodo e sua relação entre ambos ou com o ambiente, influenciaram no comportamento fisiológico da cultura. A aplicação do regulador proporcionou aumento no número de flores e de pseudofrutos, evidenciando uma eficiência para aumento de produtividade.
Palavras-chave: Floração
Giberelinas
Produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9062
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Boromelo2.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)614.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.