EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9044
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO ENTRE A RESPOSTA IMUNOLÓGICA CONTRA A COVID-19 E O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS
Autor(es): AVELAR, Ana Carolina Soares
ALVES, Camila Tavares
GARCIA, Raiane Caroline
SANTOS, Natália Quevedo dos
OLIVEIRA, Priscila Santos
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: Devido à pandemia global do novo coronavírus (SARS-COV-2), restringiu-se o acesso a locais destinados a prática de exercícios físicos, o que elevou a inatividade física dos brasileiros. O objetivo deste estudo é verificar se idosos ativos fisicamente apresentam melhor resposta imunológica à vacina contra COVID 19. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa do tipo transversal observacional. A amostra será composta por 80 indivíduos de ambos os sexos da cidade de Marialva/PR. Serão incluídos idosos ≥ 70 anos e ≤ 79 anos, vacinados contra o COVID-19, sem uso de equipamento auxiliar de marcha e sem transtorno mental, de acordo com o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Deverão ser excluídos do estudo, aqueles que fazem uso regular de tabaco (10 maços/anos), álcool (200ml/dia) e outras drogas, bem como imunossuprimidos. Serão coletados dados sobre perfil sociodemográfico, condições de saúde dos idosos e a prática de atividade física (Questionário internacional de atividade física -IPAQ-8). Após, os idosos serão divididos em dois grupos GA (Grupo ativos) e GNA (grupo não ativos). Posteriormente, os participantes serão submetidos a um exame com coleta de sangue para dosar a presença de anticorpos IgG contra SARS-CoV-2, com um técnica de avaliação imunoenzimática por quimiluminescência (ELISA). Os dados coletados serão organizados em planilhas do Microsoft Excel. Após, utilizará a estatística por meio da média, desvio padrão, frequência relativa, gráficos, tabelas e testes de hipóteses. O nível de significância adotado será de 5% (p<0,05). Espera-se que, idosos que sejam ativos fisicamente, possuam maior quantidade de anticorpos IgG quando comparados aos idosos inativos.
Palavras-chave: Coronavírus
Imunização
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9044
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Soares Avelar.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)484.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.