EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9035
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE PSICOMÉTRICA DO INSTRUMENTO SNAP-IV EM PRÉ-ESCOLARES
Autor(es): IAMAGUTI, Ana Beatriz Tiemy de Oliveira
RAMOS, Ana Luísa
DAL VESCO, Vanessa Leonardi
FIGUEIREDO, Felipe Pinheiro
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma das condições neurocomportamentais mais comuns da infância. Os sintomas aparecem em períodos desenvolvimentais precoces, mas o diagnóstico costuma ser feito apenas quando as disfuncionalidades são evidentes do ponto de vista acadêmico. O questionário de Swanson, Nolan e Pelham versão IV (SNAP-IV) avalia sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade e desafio/oposição, podendo ser utilizado como teste de triagem para o TDAH. Este trabalho propõe, avaliar a adequação psicométrica do SNAP-IV para crianças ainda em idade pré-escolar. O objetivo principal será investigar a validade fatorial, confiabilidade e acurácia da escala SNAP-IV, avaliada pelos professores, em uma amostra de pré-escolares de 1 a 5 anos. Os participantes incluíram 549 crianças de idade pré-escolar frequentadoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Maringá-PR, Brasil. O projeto em questão é baseado em análises secundárias de dados de uma pesquisa em andamento e já aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Quanto ao tratamento dos dados, pretende-se testar a análise fatorial do instrumento SNAP-IV pelas técnicas estáticas: análise fatorial confirmatória (AFC), alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória (AFE) e análise fatorial confirmatória multigrupo (AFCMG). O resultado esperado da pesquisa é disponibilizar o SNAP-IV para o rastreio, avaliação da gravidade e frequência de sintomas de TDAH na primeira infância, detectando sinais e sintomas desta patologia o mais precocemente possível, para, assim, permitir o diagnóstico precoce.
Palavras-chave: Orientação Infantil
Psicometria
Transtorno do Déficit de atenção com hiperatividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9035
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz Tiemy de Oliveira Iamaguti.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)492.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.