EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9031
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE PARA RASTREAMENTO PRECOCE DE AUTISMO EM CRIANÇAS
Autor(es): KUBIAK, Amanda Verbanek
MENK, Maria Luiza Teixeira
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
Resumo: Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento com a principal característica de deficit na interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos. A pesquisa científica trata-se de uma aplicação de um questionário com 13 questões objetivas para identificar o conhecimento da equipe de enfermagem das UBS situadas em Maringá, Paraná, referente ao autismo, forma de detecção, tratamento e acompanhamento. Obtivemos 25 respostas através do questionário, demonstrando que os profissionais sabem que o autismo existe porém não são capacitados para diagnosticar precocemente. Concluímos que possui uma lacuna do conhecimento entre os profissionais de saúde participantes, havendo necessidade de capacitação profissional nas UBS para detecção precoce do autismo.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Autismo infantil
Equipe de enfermagem
Transtorno do espectro autista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9031
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Verbanek Kubiak.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)573.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.