Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029
Tipo: | Artigo |
Título: | CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
Autor(es): | OLIVEIRA, Amanda Moura de SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço |
Resumo: | A pesquisa visa produzir uma sequência didática para trabalhar a comunicação oral por meio da regionalidade presente na poesia ‘’Cante lá que eu canto cá’’ de Patativa do Assaré. Como objetivos específicos estabelece-se: conhecer a Literatura de Cordel e analisar os aspectos regionais presentes no Cordel de Patativa do Assaré; relacionar a temática regional do Cordel com a abordagem da pedagogia Histórico-Crítica; criar uma sequência didática para trabalhar gêneros discursivos orais. Para tanto, alicerça-se em uma revisão bibliográfica acerca da sequência didática, embasada na Histórico-Crítica, e em suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade e criticidade do aluno por meio de atividades sistemáticas que contribuem com a construção progressiva do conhecimento e posterior apropriação do gênero. A sequência didática estrutura-se em quatro etapas: apresentação da situação; produção inicial; os módulos e a produção final, buscando integrar o conteúdo científico trabalhado em sala com a realidade do aluno, promovendo, por meio da reflexão, a sua formação social. Logo, a relevância desta pesquisa está na proposta de elaboração de um modelo de sequência didática que trabalhe o Cordel sob a perspectiva Histórico-Crítica, servindo de instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, o domínio das situações de comunicação, dos gêneros textuais e a valorização da cultura popular brasileira com o resgate de uma importante ferramenta de alfabetização para o povo nordestino, responsável por dar voz àqueles que não tinham. Espera-se, portanto, contribuir com o desenvolvimento da oralidade por meio do Cordel promovendo reflexões sobre a sua realidade favorecendo o seu desenvolvimento social. |
Palavras-chave: | Literatura de cordel Oralidade Pedagogia histórico-crítica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029 |
Data do documento: | 19-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Moura de Oliveira.pdf | Trabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021) | 584.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.