EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9014
Tipo: Artigo
Título: FATORES ASSOCIADOS AO CONHECIMENTO E AO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR IDOSOS
Autor(es): SCARPONI, Alice Pinheiro
SANTOS, Natália Quevedo dos
BATISTA, Denerval Mendez
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Resumo: O processo de envelhecimento tem como uma de suas características as dificuldades de adaptação ou de readaptação, que podem ser associadas à apropriação das TICs, por parte do público idoso. Este projeto tem como objetivo analisar os fatores sociodemográficos associados ao conhecimento e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por idosos. A pesquisa contará com 300 participantes, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, frequentadores do Centro Esportivo de Marialva-PR. A pesquisa é de abordagem quantitativa, do tipo transversal, que utilizará a técnica de aplicação de questionários, por meio de ligação telefônica, para caracterização do perfil sociodemográfico, da biografia tecnológica individual e dos interesses e prioridades desses idosos no uso de smartphones. Serão excluídos idosos com alterações neurológicas incapacitantes para responder os questionários, detectadas pelo Mini Exame do Estado Mental. A análise dos dados será realizada mediante a utilização das estatísticas descritiva e inferencial. Por meio do teste Qui-quadrado, pretende-se investigar possíveis associações existentes entre as variáveis sociodemográficas e as variáveis relacionadas à biografia tecnológica individual. Ao testar as hipóteses da pesquisa, espera-se obter informações que possam subsidiar políticas públicas e que também possam ser utilizadas pelas entidades não governamentais e pelo cidadão comum, no desenvolvimento de ações objetivas e concretas para viabilizar e para aumentar a inclusão digital e, como consequência, melhorar a qualidade de vida dessa população e contribuir para uma sociedade mais igualitária em que os idosos possam participar de forma mais ativa na sociedade.
Palavras-chave: Idoso
Inclusão digital
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9014
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:XII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (19 à 21 de Outubro de 2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alice Pinheiro Scarponi2.pdfTrabalho apresentado no XII Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 21 de outubro de 2021)560.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.