EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7131
Tipo: Artigo
Título: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE LESÕES FIBRO-ÓSSEAS BENIGNAS DOS MAXILARES
Autor(es): MIRANDA, Fábio Vieira
VELTRINI, Vanessa C.
Resumo: Lesões fibro-ósseas são alterações patológicas caracterizadas pela substituição de osso normal por tecido conjuntivo fibroso, de celularidade variável, permeado por quantidade também variável de material mineralizado, cujo aspecto microscópico pode lembrar osso, cemento ou uma mistura de ambos. Nosso propósito foi avaliar, comparativamente, o Fibroma Cemento-ossificante, a Displasia Fibrosa e as Displasias Cemento-ósseas. Essas lesões são de grande interesse para o cirurgião-dentista, não só pela freqüência de envolvimento dos ossos maxilares, como também pela necessidade de diferenciação com outras patologias mais agressivas de mesma localização. A distinção entre elas também é extremamente importante, uma vez que diferem quanto a natureza e comportamento biológico e, portanto, requerem diferentes tratamentos. A Displasia Fibrosa é uma lesão de desenvolvimento, que deve receber plastia cosmética; as Displasias Cemento-ósseas são lesões reativas e não necessitam tratamento, apenas observação; enquanto o Fibroma Cemento-ossificante é uma neoplasia verdadeira, tratável com excisão completa. Como os aspectos histológicos podem ser muito semelhantes, o diagnóstico é complexo e baseia-se, principalmente, na associação do quadro microscópico com critérios clínicos, radiográficos e cirúrgicos. Buscamos, na literatura, as principais características de cada lesão e as agrupamos conforme o tipo e o grau de contribuição para o diagnóstico diferencial. A partir desse levantamento, estabeleceu-se um protocolo de requisitos seguros e objetivos a serem preenchidos sempre que patologistas, radiologistas e cirurgiões estiverem diante de uma lesão fibro-óssea. Concluiu-se que a associação de caracteres é, de fato, essencial para um diagnóstico diferencial conclusivo.
Palavras-chave: Displasia fibrosa
Displasia cemento-óssea
Fibroma cemento ossificante
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7131
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabio_vieira_de_miranda.pdf11.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.