EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6868
Tipo: Artigo de Evento
Título: CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
Autor(es): LEMOS, Simone
BARBOSA, Suzei Helena Tardivo
URBANO, Giseli Botini
MATOS, Jéssica Carvalho de
Resumo: O câncer de mama atualmente é considerado um grave problema de saúde pública devido às altas taxas de morbi-mortalidade entre mulheres (CONDE et al., 2006). Este tipo de câncer quando diagnosticado em estágio inicial tem bom prognóstico, porém freqüentemente, é diagnosticado em estágios avançados dificultando as chances de cura e diminuindo a sobrevida. Como conseqüências da doença observam-se o medo da desfiguração e da morte, assim como profundo impacto psicosocial na vida das mulheres e de seus familiares, mesmo diante de um prognóstico otimista (BERGAMASCO et al., 2001). Este estudo visou apreender a percepção da mulher portadora de câncer de mama sobre as alterações na dinâmica familiar após o diagnóstico. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado junto a oito mulheres portadoras de câncer de mama que freqüentam a APDE (Associação dos Portadores de Doença Especial de Paranavaí). Os dados foram coletados no mês de junho de 2007, através de entrevista semi-estruturada, gravada após consentimento. Para a análise, as entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a um processo de análise do discurso, com categorização das respostas. Os resultados revelam aspectos da trajetória de vida após o diagnóstico e as mudanças ocorridas na vida familiar, ficando explícito a existência de um desespero inicial por ocasião do diagnóstico, a importância do apoio e presença da família, a frustração em relação ao comportamento de alguns membros familiares, entre outros. Observou-se que na maior parte dos casos, ocorreu um fortalecimento dos laços familiares.
Palavras-chave: Câncer de mama
Relacionamento familiar
Assistência de enfermagem
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6868
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
simone_lemos.pdf239.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.