EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6655
Tipo: Artigo de Evento
Título: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE SAÚDE BUCAL: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE DUAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE
Autor(es): UCHIMURA, Joana Yumi Teruya
SANCHEZ, Josilaine Aparecida
TEIXEIRA, Flávia Tanaka
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar o nível de conhecimento e práticas cotidianas de saúde bucal dos usuários da clínica odontológica das unidades básicas de saúde Zona Sul e Iguaçu, no município de Maringá-Pr. A amostra foi composta por 50 pessoas, de ambos os sexos, entre 15 a 51 anos. Verificou-se que predominaram usuários na faixa etária de 31 a 40 anos, pertencentes ao sexo feminino, moravam em média 1 a 3 pessoas por casa, com renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos , grau de escolaridade 1º e 2º grau incompletos. Quando indagados sobre a doença bucal mais comum, foi apontada a afta e em 2º lugar a cárie. Os entrevistados receberam informações sobre escovação. Quanto a freqüência de escovação foi relatado ocorrer 3 vezes ao dia e acreditavam que a escova de dentes devia durar de 2 a 5 meses. Quando indagados sobre o uso de flúor 76% disseram não fazê-lo, 50% dos entrevistados acreditavam que os dentes duravam a vida toda. Relataram a necessidade de um programa de orientação sobre higiene bucal e a maioria 74% procurava o dentista regulamente por prevenção. Concluiu-se que os entrevistados apresentaram razoável nível de conhecimentos e práticas de saúde bucal, contudo percebe-se que a informação, educação em saúde deve fazer parte de qualquer programa odontológico que vise a promoção de saúde, visto que somente o tratamento curativo não tem sido capaz de modificar o curso das doenças mais prevalentes na cavidade bucal.
Palavras-chave: Cárie dental
Conhecimentos atitudes e práticas em saúde
Saúde bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6655
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joana_yumi_teruya_uchimura.pdf239.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.