01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC BIOMEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5330
Tipo: Artigo
Título: Associação do consumo de Bebidas Alcoólicas e os niveis Séricos de Proteína C Reativa entre Universitárias.
Autor(es): DIAS, Arthur Moreira
MORAES, Tamires Silva
Primeiro Orientador: CAPRIOLLI, Juliana Cogo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VARGAS, Rodrigo
Abstract: O álcool é uma droga que tem seu consumo admitido e incentivado pela sociedade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) seu consumo esteve relacionado a mais de 3 milhões de óbitos em 2016, o equivalente a 5,3% de todas as mortes no mundo. Estudos demonstram a potencial relação entre o consumo de álcool e a inflamação. A Proteína C Reativa (PCR) é uma proteína pró-inflamatória de fase aguda, considerada importante devido a sua elevada sensibilidade em quadros inflamatórios, de injúria e infecções. Devido ao exponencial aumento do consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com a qualidade de vida, se faz necessário conhecer os efeitos do mesmo sob o sistema imunológico, para isso, foi aplicado um questionário específico e posteriormente dosado os níveis de PCR utilizando a técnica de aglutinação em látex, com leitura pelo método de turbidimetria. Os dados foram expressos como média ± erro padrão da média, utilizando-se o teste de análise de variância ANOVA one-way, seguido do pós-teste de Tukey (p<0,05). Observou-se que, entre as amostras obtidas, a média de idade foi de 24,4 ± 5,7 anos, com valores estatisticamente maiores na expressão da PCR no grupo 3, quando comparado com os grupos 1 e 2. Entre os grupos 1 e 2 não houve diferença estatística. Contudo o grupo 2 apresentou menores níveis da PCR quando comparado ao grupo 1, corroborando dados encontrados na literatura. Entretanto, mais estudos são necessários para análise de possíveis variáveis que poderiam influenciar nesses resultados.
Palavras-chave: Alcoolismo
Inflamação
Imunologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Dias, Arthur Moreira; Moraes, Tamires Silva. Associação do consumo de Bebidas Alcoólicas e os niveis Séricos de Proteína C Reativa entre Universitárias. 16f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5330
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:BIOMEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfDias, Arthur Moreira; Moraes, Tamires Silva.430.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.