01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5264
Tipo: Artigo
Título: Comparativo de trafegabilidade entre pavimento asfáltico e pavimento de concreto
Autor(es): MUNIZ, Matheus
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Claudio de Souza
Abstract: A finalidade deste presente artigo refere-se à comparação entre dois tipos de pavimentos, quais sejam (pavimento asfáltico e pavimento de concreto) abordando diversos aspectos positivos e negativos de ambos, visto que a evolução das estradas e rodovias ao longo dos tempos foi enorme e significante, o estudo dos materiais que as compõem é especialmente relevante. Sabe-se que os pavimentos de concreto têm maior desempenho e durabilidade, já os pavimentos asfálticos são executados de forma mais rápida. A partir dos dados obtidos, visando suas vantagens e desvantagens, constatou-se que a escolha pelo uso do pavimento de concreto pode ser considerada mais eficiente devido às vantagens que ele representa, tais como: maior segurança usuário, melhor visibilidade à noite, maior resistência a intempéries e menor absorção de calor.
Palavras-chave: Concreto
Eficácia
Pavimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Muniz, Matheus. Comparativo de trafegabilidade entre pavimento asfáltico e pavimento de concreto. 18f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5264
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMuniz, Matheus785.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.