EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3982
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS AGRICOLAS NAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS DE UM SOLO ARENOSO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ
Autor(es): LUSTRI, Bárbara Maria
VASQUES, Natalia Caetano
BOCALETI, Luiz Henrique dos Reis
RAMARI, Thais Iácono
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: Para modificar e equilibrar o potencial hidrogeniônico (pH) dos solos brasileiros, utiliza- se a técnica da calagem que ao neutralizar a solução do solo influenciará na microbiota do mesmo. Estes microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e por sua participação em diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Desta forma, objetiva- se com este trabalho avaliar a capacidade de neutralização da acidez potencial de diferentes corretivos agrícolas e a ação destes na alteração da população microbiana ao longo do tempo. Para isso, será coletada a camada superficial de um solo arenoso, que através da análise química será obtido a necessidade de calagem e então será aplicado os tratamentos (T1 – Testemunha;T2– Calcário Dolomítico Convencional; T3 – Se Mag;T4 – Se Super) em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica serão analisadas aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Passarão pela secagem e diluição em série para retirada da alíquota que será disposta sob o meio BDA. As contagens de unidades formadoras de colônia serão realizadas aos 3 dias para bactérias e 5 dias para fungos. Espera- se que a aplicação do produto Se Mag e Se Super se sobressaiam aos demais quanto a eficiência da neutralização do pH e promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.
Palavras-chave: Calagem
Microrganismos
Acidez do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3982
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BÁRBARA MARIA LUSTRI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)148.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.