EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3709
Tipo: Artigo
Título: GERAÇÃO DE ENERGIA UTILIZANDO A AGRICULTURA HIDROPÔNICA
Autor(es): CANDIDO, Henrique Mateus Alves
SANTOS, Mauro Coelho dos
TANIMOTO, Sonia Tomie
CALDERARO, Fernando Pereira
Abstract: Esse trabalho teve como objetivo produzir energia limpa e renovável para agricultores que utilizam a hidroponia para a produção de frutas e verduras, essa técnica consiste do plantio de plantas sem o uso de solo, que é substituído por uma solução nutritiva, que flui por entre as raízes das plantas, permitindo assim o processo nutricional "natural" das plantas, além de proporcionar uma melhor hidratação. O uso dessa técnica desprende ao produtor, um consumo energético elevado, uma vez que a solução nutritiva deve permanecer em fluxo com auxílio de bombas e aeradores, para permitir a presença de gás oxigênio (O2), em quantidades mínimas para a sobrevivência das plantas, os equipamentos elétricos utilizados na hidroponia apresentam funções fundamentais. O ambiente hidropônico fornece condições propícias para a geração de energia limpa e renovável, por meio de sistemas similares a pilha de Daniel, isso é possível pois a solução nutritiva possui uma condutividade elétrica considerável, devido a presença de diversos íons metálicos livres. A utilização de eletrodos REDOX no percurso da solução nutritiva hidropônica permite a construção das pilhas de Daniel e a formação de um potencial galvânico, que dependerá dos metais utilizados como eletrodo. No processo hidropônico, a solução desloca-se pelas plantas a um fluxo quase constante, o que permite a limpeza dos eletrodos e uma maior disponibilidade de íons sobre ela.
Palavras-chave: Eletroquímica
Energia limpa
Energia renovável
Sistema redox
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3709
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Mateus Alves Candido.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.