EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3470
Tipo: Artigo
Título: DESACATO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: UM OLHAR JURISPRUDENCIAL
Autor(es): ROQUE, Gabriel Antonio
RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
Abstract: O presente trabalho tem por escopo trazer, como parcela dos resultados obtidos em pesquisa de iniciação científica mais abrangente, um levantamento jurisprudencial, notadamente de duas Cortes Superiores brasileiras, acerca da figura típica do desacato, descrita no art. 331 do Código Penal Brasileiro. Para tanto, e utilizando- se dos sítios eletrônicos de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, realizou- se um levantamento dos acórdãos, de quaisquer dos órgãos colegiados dos referidos Tribunais, atinentes à temática proposta, qual seja, a confrontação da tipificação do crime de desacato com o direito à liberdade de expressão e o controle de convencionalidade das leis domésticas, in casu o Código Penal. Buscando- se decisões nas quais são discutidas questões a respeito da eventual “inconvencionalidade” do tipo penal, bem como de sua tratativa diante da liberdade de expressão, o trabalha tem por objetivo a exposição sucinta da ratio decidendi de cada um dos acórdãos selecionados,confrontando os argumentos e aspectos relevantes de cada decisão. Visa o artigo contribuir, dessa forma,com a discussão da matéria no ambiente acadêmico a partir do entendimento das Cortes Superiores Brasileiras, que vem tratando a temática de maneiras distintas nos últimos anos e fazendo com que que haja, inclusive, um cenário de indefinição e insegurança jurídica quanto à tipificação do desacato.
Palavras-chave: Direitos fundamentais
Dupla compatibilização vertical
Pacto de São José da Costa Rica
Tratados internacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3470
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL ANTONIO ROQUE.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)247.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.