EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3311
Tipo: Artigo de Evento
Título: GESTÃO DE DEMANDA E CAPACIDADE EM UM CENTRO AUTOMOTIVO NA CIDADE DE MATÃO - SP
Autor(es): CALLEFI, Mario Henrique Bueno Moreira
COSTA, Bruna Vercesi da
SAGAWA, uliana Keiko
GANGA, Gilberto Miller Devós
GODINHO FILHO, Moacir
SILVA, Rafaela Vilas Boas
Abstract: No passado o setor de serviços era deixado de lado, já que era considerado insignificante do ponto de vista econômico em comparação com o setor de manufatura. Porém, ao longo do tempo cada vez mais o setor de serviços vem ganhando importância e diferentes ações vêm sendo realizadas para tornar o setor mais competitivo. Dessa maneira, as empresas deste setor precisam conhecer de maneira mais adequada sua demanda e capacidade, de maneira a garantir um aumento de sua lucratividade. Levando isso em conta, o presente artigo teve como objetivo realizar a análise da capacidade e da demanda de um centro automotivo localizado na cidade de Matão – SP. Para realizar esse objetivo se definiu três etapas metodológicas que foram realizadas: análise de demanda; análise de capacidade; realização de um plano de ação. Como resultados se identificou que a demanda ao longo se mantêm com valores próximos, a não ser durante o período de janeiro a março que a demanda cai significativamente em relação ao restante do ano. Uma vez determinado realizada a previsão da demanda para todo ano de 2019, se determinou a capacidade teórica e efetiva da empresa durante cada mês. Com esses dados foi possível observar que a demanda ao longo de todo ano está bem próxima da capacidade, demonstrando que possivelmente a capacidade está limitando a demanda. Dessa forma, por fim se estabeleceu um plano de ação para adequar a capacidade em relação a demanda, de modo a garantir uma maior eficiência e lucratividade para empresa.
Palavras-chave: Análise de capacidade
Análise de demanda
Setor de serviços
Manutenção de automóveis
Centro automotivo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3311
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIO HENRIQUE BUENO MOREIRA CALLEFI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)375.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.