EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3305
Tipo: Artigo de Evento
Título: PERFIL DE COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉS NO PARANÁ
Autor(es): AURIGLIETTI, Leonardo
GUIMARÃES, Amanda Ferreira
SCHIAVI, Sandra Mara de Alencar
CHAVES, Priscilla Tiari Torrezan
SANTOS, Júlia Kiill
MALANSKI, Priscila Duarte
Abstract: O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Apesar disso, essa produção é caracterizada como commodity, envolvendo problemas de competitividade. Como alternativa, destaca- se, no estado do Paraná, iniciativas para a produção com algum tipo de diferenciação. Nesse contexto, a coordenação se torna essencial para a sobrevivência dos produtores para a competitividade. Um dos pilares da coordenação das transações envolve os modos de comercialização, que dizem respeito a estruturas de governança que podem ser do tipo spot até a integração vertical. O objetivo do presente trabalho consistiu em caracterizar os modos de comercialização dos produtores de café do estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados questionários com 68 produtores de café localizados em todo o estado do Paraná. Para análise dos dados aplicou- se o método de estatística descritiva, com foco nas distribuições de frequência, onde os principais resultados identificados foram o preço médio venda da saca de café e ainda a prevalência do comércio via mercado spot.Conclui- se que apesar da presença de compradores dispostos a remunerarem de acordo com a qualidade do produto, prevalecem os modos de comercialização via mercado spot, em que predominam as negociações por preço, indicando problemas de competitividade na cadeia.
Palavras-chave: Cafés especiais
Coordenação
Competitividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3305
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA FERREIRA GUIMARÃES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)299.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.