01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/322
Tipo: Artigo
Título: Rotatória entre a Avenida Colombo e PR 317 Maringá - PR: verificação quanto a implantação de interseção em desnível na solução dos congestionamentos do local
Autor(es): SILVA, Wagner Evangelista da
Primeiro Orientador: NINO JUNIOR, Paulo Roberto
Abstract: O carro como meio de transporte e sua rápida disseminação tem gerado sérios conflitos entre a capacidade da infraestrutura das vias e quantidade de veículos que passam por elas. Resolver esse problema é um desafio para a Engenharia de tráfego. Estudos viários são meios adotados para solucionar esses conflitos com uso de placas de sinalização, rotatórias, semáforos, viadutos, trincheiras e outros mecanismos. Em Máringa/PR, na avenida Colombo com a PR 317 existe no local uma rotatória como meio de harmonizar e atender o fluxo dessas duas importantes vias e com grande demanda de veículos em razão de sua grande abrangência para a região. A área de abrangência em estudo recebe fluxo de veículos de duas importantes PR’s e liga as cidades vizinhas que estão em crescimento, além de ser via para acesso a aeroporto, shopping etc.Tem-se notado com maior frequência e intensidade aumento no congestionamento no local mostrando que o modelo atual não atende à demanda do tráfego, com isso gerando transtornos aos motoristas e pedestres. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar a necessidade de uma interseção em desnível para atender à demanda local gerando maior fluidez e conforto para os usuários. Para isso, foi usado estudo de tráfego que são empregados para obtenção de dados, uma vez que a rotatória existente parece não atender à demanda atual.
Palavras-chave: Congestionamento
Interseção
Tráfego
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/322
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wagner Evangelista da Silva.pdfpdf681.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.