EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3019
Tipo: Artigo
Título: O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
Autor(es): LARA, Adriene Cristiane
VITORINO, Michele
MINCOFF, Raquel Cristina Luis
Abstract: O ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Metodologias ativas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3019
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriene_cristiane_lara_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)297.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.