EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLARA, Adriene Cristiane-
dc.creatorVITORINO, Michele-
dc.creatorMINCOFF, Raquel Cristina Luis-
dc.date.accessioned2019-11-25T14:43:22Z-
dc.date.available2019-11-25T14:43:22Z-
dc.date.issued2015-11-04-
dc.identifier.isbn978-85-8084-996-7
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3019-
dc.description.abstractO ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia.pt_BR
dc.languagepor-
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEMpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsUNICESUMAR-
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriene_cristiane_lara_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)297.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.