EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2885
Tipo: Artigo
Título: CORRELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO SEXO FEMININO E A CONDUÇÃO DE VEÍCULOS
Autor(es): CARDOZO, Luiza Fernandes
FREITAS, Thais Lins de
ROMANO, Yara Cristina
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Abstract: A associação entre consumo abusivo do álcool,casos de violência, acidentes de trabalho e de trânsito já fora descrita inúmeras vezes pela literatura. Entretanto,o Brasil é o 3º maior produtor mundial de cerveja, e mesmo após a propagação de ideias conscientizadoras e implementações de medidas preventivas, os casos de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados já são, segundo o Ministro da Saúde, José Padilha,como uma epidemia nacional. Sendo assim, com o objetivo de analisar a proporção de mulheres que dirigem alcoolizados e suas consequências para a saúde, fora realizado um estudo bibliográfico e de levantamento em uma Instituição de Ensino Superior de Maringá, no período de 2014 a 2015. A amostra contou com 150 estudantes da área da saúde -cursos de enfermagem, farmácia, nutrição e psicologia – e utilizou como recurso questionário semi estruturado. Optou-se pelo tema álcool e direção, pelo fato de ser um assunto que está em evidência, devido às recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que mostrou a necessidade de implementação e apoio de ações e medidas que visem resolver os diversos problemas relacionados ao abuso da ingestão alcoólica e sua conscientização.
Palavras-chave: Alcoolismo feminino
Condução
Alterações biológicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2885
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luiza_fernandes_cardozo_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)381.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.