EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1813
Tipo: Artigo
Título: NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): INOUE, Luiz Hiroshi
BORGES, Alana Caroline Ostetti
SILVA, Juliana Dalcin Donini
Abstract: Acidentes com material biológico são frequentes em servidores públicos da área da saúde, devido aos inúmeros procedimentos realizados que aumentam consideravelmente os riscos de exposição a esses materiais. O objetivo foi analisar as notificações de acidentes com material biológico em um município do Noroeste do Paraná de 2012 a 2016 Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de um levantamento das fichas de notificação de acidentes com material biológico disponíveis no setor de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá/PR. Será elaborado um instrumento próprio para coleta de dados, após coletados serão inseridos em planilha Microsoft Excel 2013, onde serão organizados em gráficos e tabelas para posterior análise estatística simples. Espera-se que através dos dados obtidos nesta pesquisa, ações efetivas sejam realizadas por gestores de instituições públicas ou privadas, no sentido de contribuir para a diminuição dos acidentes com material biológico em profissionais da área da saúde, garantindo melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Palavras-chave: Profissional de saúde
Riscos ocupacionais
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1813
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79730.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)180.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.