EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1777
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
Autor(es): SILVA, Lais Fernanda Ferreira da
MARTINS, Beatriz Ferreira
ALVES, Bruna Diana
BERALDO, Barbara Reccanello
OLIVEIRA, Magda Lúcia Felix de
Abstract: A Construção Civil é considerada uma das áreas mais perigosas de trabalho, possibilitando aos trabalhadores se refugiarem no uso abusivo de drogas. O objetivo foi analisar a percepção do trabalhador da Construção Civil sobre o uso de drogas na vida de sua família. Estudo qualitativo, realizado no município de Maringá - Paraná, nos cadastros do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá. Os participantes foram trabalhadores com idade superior a 18 anos e diagnóstico médico de intoxicação por drogas de abuso, internados no período de julho a dezembro de 2015. Foi aplicada a Escala de Risco Social Familiar e entrevista domiciliar com os trabalhadores, por meio de roteiro semiestruturado, com análise de conteúdo temática. O tema analisado foi Repercussões do uso da bebida alcoólica nas relações familiares e a percepção do trabalhador. O estudo atendeu as normas éticas nacionais em pesquisa envolvendo seres humanos. Foram entrevistados seis trabalhadores do sexo masculino, idade média 44 anos, casados, baixa escolaridade e baixa renda individual, pedreiros e serventes. A bebida alcoólica esteve presente em todos os casos. Os trabalhadores relataram como repercussões negativas em suas famílias: reflexos nas interações sociais e familiares, com incapacidade de lidar com as crises afetivas e consequente transtornos/conflitos familiares, violência intrafamiliar, sofrimento dos pais, e repercussão financeira e a sobrecarga dos familiares. Os dados reiteram aspectos sociais do trabalho na Construção Civil. Espera-se estimular os profissionais da saúde reconheçam o sofrimento das famílias e inclua-as em programas de apoio.
Palavras-chave: Drogas de Abuso
Família
Saúde do Trabalhador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1777
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80118.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)190.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.