EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1578
Tipo: Artigo
Título: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES
Autor(es): LEVORATO, Thalita Beatriz
GOZZI, Fernanda
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Abstract: Este texto tem como temática central as metodologias ativas, sobre as quais o objetivo delimitado foi o de discutir suas implicações para a construção do conhecimentos. Além disso, trata também do papel do professor e dos alunos nesse tipo de metodologia, bem como de sua aplicação na educação. Diante disso, a problemática delimitada foi: o que implica o uso de metodologias ativas na educação? O texto caracteriza-se em um estudo crítico em que a metodologia adotada foi o materialismo histórico-dialético e os procedimentos metodológicos envolveram a revisão analítica de livros e artigos. A relevância do tema se deve à crescente discussão sobre as metodologias ativas na educação e ao fato de que se enfatiza na literatura atual os aspectos positivos de sua utilização, sem estabelecer uma visão mais abrangente e crítica acerca das suas implicações para a educação. Sendo assim, nota-se que as metodologias ativas demonstram o aluno como responsável pela construção de seus próprios saberes a partir dos conhecimentos que já possuí e da atuação de um professor que atua como “facilitador”. Isso implica a necessidade de um olhar crítico a respeito da possível desvalorização do papel do professor e na perda da historicidade e cientificidade do conhecimento.
Palavras-chave: Conhecimento
Educação
Métodos Ativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1578
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80331.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)198.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.