EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1334
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E FÍSICO-ESTRUTURAIS DO AMBIENTE DE MANIPULAÇÃO DE CARNES IN NATURA EM UM SUPERMERCADO
Autor(es): DIONIZIO, Andressa de Freitas
RAMOS, Tatiana Giolo
MIKCHA, Jane Martha Graton
FEIHRMANN, Andresa Carla
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias e físico-estruturais da sala de manipulação de carnes in natura de um supermercado localizado na região noroeste do estado do Paraná. As condições higiênico-sanitárias e físico-estruturais foram avaliadas com auxílio de um Checklist e foi realizada análise microbiológica das superfícies dos equipamentos e utensílios da sala de manipulação das carnes. A análise de Enterobactérias apresentou valores elevados (acima de 100 UFC/utensílio ou 2 UFC/cm²) e fora dos padrões aceitáveis quando comparados com a literatura. O Checklist apresentou não conformidades na sala de manipulação das carnes. Verificou-se a necessidade de maior atendimento às normas de Boas Práticas de Fabricação e cumprimentos das legislações vigentes, a fim de oferecer ao consumidor um alimento seguro e de qualidade.
Palavras-chave: Checklist
higiene
microbiologia
sala de manipulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1334
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79970.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)196.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.